MANTEIGAS DE FRUTOS SECOS

As manteigas de frutos secos são super fáceis de fazer e combinam bem com tudo: pãozinho, bolos, papas de aveia, panquecas, ... São uma fonte de gordura saudável e são deliciosas! Existe uma imensa variedade de manteigas no mercado, mas não há nada como fazer a nossa em casa, ao nosso gosto, e sabendo o que realmente contêm. Muitas delas contêm adoçantes e conservantes, que são dispensáveis na sua composição. Para fazerem a vossa manteiga apenas precisam de DOIS INGREDIENTES: O FRUTO SECO E CANELA. O procedimento é exatamente o mesmo para qualquer fruto seco. Algumas manteigas são mais rápidas de fazer do que outras, devido ao óleo natural de cada fruto seco, mas a sua preparação é idêntica.

PROCEDIMENTO:
  1. Colocar papel vegetal num tabuleiro que possa ir ao forno.
  2. Espalhar o fruto seco no tabuleiro e espalhar canela por toda a área.
  3. Deixar tostar durante cerca de 5 a 10 minutos. Ir verificando de vez em quando, de modo a garantir que não ficam demasiado tostados. (Este passo não é obrigatório no caso da manteiga de amendoim, pois o amendoim já tem muito óleo próprio.)
  4. Colocar os frutos secos tostados na picadora. Uso uma idêntica à da imagem anterior, mas podem usar uma Bimby ou um processador de alimentos.
  5. Triturar os frutos secos durante uns segundos. Inicialmente, irá ficar em farinha, mas depois começará a formar-se manteiga. Fazer pequenas pausas durante o processo, de modo a que a picadora não sobreaqueça e não derreta, já que os frutos secos geram muito calor.
  6. Caso gostem de manteigas crocantes, como é o meu caso, basta juntar ao preparado final pequenos pedacinhos do fruto seco em questão e envolver muito bem com uma colher. 

Aqui ficam alguns exemplos:
  • NOZ
 
  • NOZ PECÃN 


  • CAJÚ 


  • AMENDOIM


  • SEMENTE DE GIRASSOL

  • AMÊNDOA

Sem comentários:

Enviar um comentário

PRODUTOS PROZIS #21

Os Cocoa-Caramel-Peanut Mini Muffins são muito bons e fofinhos. Contudo, na foto ilustrativa parecem ter topping de amendoim e não têm; ...